• Contatos:
  •   (86) 3216-3571
      samuestadopi@hotmail.com
Samu-ambulancia-topo

Mais de 80% das vítimas atendidas pelo Samu Aéreo foram salvas

Balanço dos dois meses de funcionamento do serviço aponta que 12 atendimentos já foram feitos no estado

 
Dez das doze pessoas atendidas pelo Samu Aéreo foram salvas (Foto: Thiago Amaral)

Referência nacional em assistência à saúde, o Samu Aéreo do Piauí está em pleno funcionamento. E nestes dois primeiros meses de atuação já contabiliza a realização de 12 atendimentos no estado.

De acordo com Christianne Rocha, coordenadora estadual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Piauí (Samu), do total de atendimentos realizados nestes últimos 60 dias pela aeronave, 10 vítimas tiveram suas vidas salvas - o que representa 83% da soma de chamados.

“O Samu Aéreo é um serviço diferenciado e que está preparado para receber qualquer tipo de ocorrência. Disponível para toda a população, sem distinção de raça, cor ou classe social, a concretização desse projeto reflete a preocupação do governador em colocar um serviço de excelência à disposição dos piauienses”, afirma.

Todavia, Christianne acredita que o Samu Aéreo poderia estar sendo mais requisitado pelas unidades de saúde do interior do estado. Além disso, ela orienta aos médicos que solicitem o serviço em horários hábeis para a realização do atendimento.

“A solicitação do serviço deve partir do médico que atendeu a vítima e não diretamente do usuário. O que pedimos a esses profissionais é que quando recebam um paciente pela manhã, por exemplo, não deixem para pedir o Samu Aéreo só no final da tarde, porque nós não podemos decolar durante a noite. Quando isto acontece inviabiliza nosso trabalho”, explica.

Vale ressaltar que o Piauí é o primeiro estado do país a utilizar aviões como meio de transporte de pacientes, enquanto que em outros estados, a exemplo de Pernambuco, o serviço é feito com helicópteros. O Samu Aéreo também é uma referência em saúde pela qualidade na equipe de profissionais e na estrutura montada - UTI completa - nas duas aeronaves que foram destinadas para o serviço.

© 2013 SAMU 192 PIAUÍ.